Escolha uma Página

Todo vazamento é sinal de prejuízo, certo? Mas um vazamento em apartamento pode significar prejuízo em dobro. Então se você mora em um apartamento é aconselhável que fique atento a qualquer sinal de vazamento de água, pois quanto antes descobrir, menor serão os gastos com um encanador e com obras. Os principais sinais são:

  1. Contas de água com aumento desproporcional ao que geralmente é consumido.;
  2. Umidade ou manchas de bolor na parede;
  3. Pinga-pinga;

Falamos mais sobre Como encontrar vazamento de água aqui. Mas esse não é o foco desse artigo, hoje irei falar principalmente sobre quem é o responsável por arcar os prejuízos com um encanamento dentro de apartamentos.

Por que esses vazamentos geram tantas discussões?

Discussoes sobre vazamento Os vazamentos em apartamentos são um dos problemas mais frequentes entre os inquilinos síndicos e zeladores. E um dos maiores problemas encontrados é quando percebem que está vazando água ou ocorrendo alguma infiltração em seu apartamento, ou no apartamento vizinho, está em saber quem é o responsável por se livrar desse vazamento? (veremos mais a frende desse artigo). Essa dúvida tem um motivo muito óbvio, quando acontece de furar ou danificar algum cano de água dentro de um apartamento, é comum que a água acabe afetando a vizinhança (principalmente quando o vazamento é na parede), pois as paredes laterais estão ligadas umas as outras, e o piso inferior está ligado ao teto do apartamento inferior, facilitando que a água umedeça mais de um apartamento.

Danos causados NOS APARTAMENTOS

Fiz questão de deixar em letra maiúscula as palavras NOS APARTAMENTOS, pois essa foi uma maneira de destacar que os danos com vazamento na maioria das vezes irão atingir mais de um apartamento (já que estão ligados uns aos outros).

Na parede

Quando acontece de furar um cano de água na parede é provável que atinja os apartamentos dos vizinhos laterais (quando a parede é ligada à outro apartamento), a não ser que a parede seja interna (paredes que dividem a sala do quarto, o quarto da sala, etc), você com certeza terá que contatar o vizinho para poder concertar esse cano. E além de ter que lidar com sua parede, também será necessário verificar se o vazamento não afetou a parede do outro apartamento com a umidade. Caso tenha afetado a parede do vizinho também será necessário gastar com uma pequena reforma na mesma.

No solo

Nesse caso é muito mais provável que você tenha atingido o vizinho de baixo, pois a água irá afetar o teto do apartamento no andar inferior. Os principais prejuízos que esses vazamentos podem causar são:

  • Pintura da parede ou teto afetado;
  • Reforma da parede, piso, ou teto afetado;
  • Trocar azulejos (caso o vazamento tenha atingido um local com esse material);
  • Troca de forro (caso atinja um forro no teto).

Quem é o responsável pelo concerto, o morador ou o condomínio?

Essa pergunta é muito frequente e bastante simples, mas por falta de informação acaba ficando sem uma resposta clara. Todo prédio possui dois tipos de encanamento, os verticais que estão localizados em colunas e em algumas paredes, e os horizontais que são mais conhecidos como “ramais” e estão localizados no solo e no teto.

Encanamentos horizontais

Esses devem ser de responsabilidade do morador do apartamento, pois esses encanamentos são os responsáveis por conduzir a água que vem do encanamento vertical e distribuir por todo o apartamento. Geralmente quando ocorre um vazamento na horizontal é bem provável que atinja o apartamento do piso inferior, já que a água circula pelo solo da residência. Algo que costuma acontecer sempre nesses casos, é quando um vizinho (do andar de baixo) bate à sua porta de diz que está vazando água no apartamento dele. Nesses casos você será o responsável pelas reformas. Da mesma maneira deve acontecer se você identificar que o seu teto está úmido ou gotejando. Dirija-se ao vizinho (do andar de cima) e o notifique com educação, alegando que está prejudicando seu apartamento. Caso o vizinho não colabore, você terá que tomar outras medidas, uma delas poderia ser formalizando a situação com uma notificação em duas vias. Caso precise, baixe esse modelo de notificação criado pelo SindicoNet.

Encanamentos verticais

Assim como descrito acima, também é possível que atinja o apartamento de um vizinho, mas dessa vez, não é apenas o apartamento do andar de baixo, o apartamento  do lado também pode ser afetado. A notícia boa é que na maioria das vezes esses reparos tem que ser feito pelo condomínio e não pelo morador do apartamento. Lembrando que os canos verticais precisam de uma manutenção periódica por parte do edifício para garantir que os encanamentos não se comprometam com oxidação, ou outros problemas que costumam contribuir para futuros vazamentos. Mas caso aconteça de ocorrer vazamentos, tanto horizontais como verticais é recomendável que procure um caça vazamentos de confiança. Existem empresas qualificadas para esse tipo de serviço, e é indispensável que faça uma ótima procura antes da contratação para garantir a excelência no reparo. Não deixe de comentar esse artigo com suas dúvidas, críticas ou agradecimento. Espero que esse artigo seja útil.

(19) 3258-2447

(19) 99193-6965

[email protected]
Entre em Contato