Sua piscina tem vazamento ou a água está evaporando?

Verão chagou e é hora de aproveitar a piscina. Um problema frequente de piscinas com certa idade é a perda de água. Deixar o nível baixar e a todo o momento completar a água, pode sair muito caro! Haja bolso. A maioria das concessionárias de água cobra uma tarifa progressiva.

Mas aí vem a pergunta: é vazamento ou evaporação.

Bom, então vamos lá!

Primeiro não se desespere. Vamos tentar identificar o problema

 

1) Qual é intensidade do vazamento?

 

Meça durante um prazo de 24 horas sem chuva quantos milímetros o nível da água da sua piscina desce.

Uma pequena descida do nível da água da piscina por conta dos efeitos da evaporação de até 3 mm por dia é normal. A evaporação depende de vários fatores climáticos. Temperatura alta da água, baixa umidade do ar e vento forte são fatores que aumentam a evaporação.

Um vazamento forte é notícia boa, pois a localização de vazamentos mais fortes fica mais fácil.

Se a piscina perde apenas poucas gotas por minuto, não existem métodos confiáveis para localizar o ponto exato do vazamento, pois o vazamento é fraco demais. Neste caso um tratamento da água da piscina com um "remédio vedante" pode ser a solução.

 

2) A piscina esvazia totalmente ou ela para de vazar no meio do caminho?

 

Se a água da piscina desce mais do que 3 mm por dia, deixa ela esvaziar sem completar e observa até que nível ela desce. Existem duas possibilidades: ela pode esvaziar totalmente até o fundo ou ela pode parar de vazar no meio do caminho.

Às vezes ela para de descer no meio do caminho justamente na altura onde têm bocas de canos (retornos, aspirador, grelha de sucção para aquecimento ou hidromassagem) ou luminárias. Isto é um forte indício que provavelmente existe um vazamento naquele encanamento ou luminária. Para confirmar qual encanamento está vazando, tampe as bocas dos encanamentos com uma rolha e encha a piscina de novo. Em seguida observe se ela continua vazando. No caso negativo, fica confirmado que o encanamento tampado é o causador da perda de água.

 

Quais são as soluções ?

 

Se o problema está localizado em um cano da piscina, é recomendável descobrir o ponto exato do vazamento com ajuda de uma empresa especializada como a nossa. Fazemos um teste com rastreador equipamentos de última geração na detecção de vazamentos.

Leack_Caça_Vazamentos

Se o problema está localizado na estrutura da piscina, o(s) ponto(s) exato(s) pode(m) ser localizado(s) mediante a técnica de teste de pressão negativa que é executada por um mergulhador com a piscina cheia e limpa. Este método somente tem sensibilidade de captar vazamentos a partir de certa vazão. Se a piscina apenas perde uma gota a cada 30 segundos, a técnica de pressão negativa não tem como identificar os pontos dos vazamentos, pois a perda de água é fraca demais. Com uma perda de água acima de 1 cm por dia, as probabilidades de êxito desta técnica são muito altas.

Existem raros casos, aonde a piscina apresenta uma perda de água considerável (mais de 1 cm por dia) e mesmo assim não é possível identificar vazamentos pontuais pela técnica de pressão negativa. Se isto acontecer, fica caracterizado vazamento por micro porosidade, ou seja, vazamento geral pelo piso e pelas paredes da piscina devido à falha de impermeabilização. Neste caso recomendamos um tratamento da piscina com um "remédio" que é um produto aplicado na água da piscina que consegue vedar (cristalizar) a micro porosidade. Conforme a nossa experiência, este procedimento tem uma chance de cura de 50%, sendo que a acidez da água (pH) da piscina deve ser monitorada com atenção redobrada após a aplicação deste produto. Se a acidez da piscina foge muito do neutro (pH 7,0), o efeito da cristalização pode ser desfeito e a piscina pode volta a vazar. Caso o tratamento com remédio não resolva, a última solução é a cirurgia, ou seja, a retirada do revestimento da piscina inteira e a reforma da impermeabilização da mesma.

Aproveite e baixe gratuitamente nosso Infográfico com as dicas de como fazer para detectar se a água da sua piscina está vazando ou evaporando.

 

Victor Bombana

Engenheiro e CEO da Leak Inpétion

Empresa com mais de 20 anos líder de mercado na detecção de vazamentos.

Sua piscina tem vazamento ou a água está evaporando?

 

Botão_CTA_Vazamento_Evaporação


COMPARTILHE ESTE ARTIGO

DEIXE UM COMENTÁRIO!

VOCÊ TAMBÉM PODERA GOSTAR DE:

Imagem destacada para postagem

#Blog #Uso consciente da água 10.12.15

Consumo ou vazamento?

Em meio à crise hídrica no Brasil o aumento de consumo de água no verão é inevitável, pois com a chegada do calor...

CONTINUE LENDO

Imagem destacada para postagem

#Blog #Uso consciente da água 15.05.15

Água: chegou a hora do uso consciente

Enquanto potências mundiais discutem e fazem até guerras em busca de fontes de energia para o planeta, como o petróleo, por exemplo,...

CONTINUE LENDO

RUA JOSÉ IÓRIO, 04 - SOUSAS

CEP: 13105-218 | Campinas - SP

FONE: (19) 3258.2447

Leak Inspection

ORÇAMENTO

Fale com nossa equipe e resolva de forma eficaz os problemas com vazamentos na indústria, condomínios, comércios e residências.