Tranquilidade e segurança são as duas principais características que levam as pessoas optarem por condomínios ou apartamentos, mas quando se trata de vazamento e infiltração a palavra tranquilidade não é a mais adequada, pois é um dos assuntos mais polêmicos entre os moradores e o condomínio. Quem é o responsável (paga) por vazamentos em apartamentos?
O conflito em questão é quem será o responsável pelos reparos. Nós sabemos que a responsabilidade é jogada de um lado para o outro, por isso, vou explicar nesse artigo de quem é a responsabilidade.
Afinal, quem é o responsável pelos reparos?
Cada área e caso em questão tem um responsável pelos gastos, e para ter certeza de quem é o responsável é necessário descobrir de onde realmente vem o vazamento ou infiltração.
Por isso, separei os cinco casos mais comuns para falar sobre quem deve arcar com as despesas do reparo.
1° caso: Vazamento entre os apartamentos
Envolve mais de um morador no meio da discussão. Mas as regras são bem claras:
A rede vertical é responsável em levar a água e coletar esgoto para todos ou de todos os andares, isto é, de uso comum, portanto, a responsabilidade é do condomínio.
A rede horizontal são os canos que servem as unidades, ou seja, os responsáveis pelos reparos são os donos de cada apartamento. Mas, se o vazamento vem do andar de cima, o responsável é de onde vem o vazamento, neste caso, o morador de cima é quem deve pagar os reparos do apartamento de baixo.
2° caso: Varandas e sacadas são divididas da seguinte forma:
Caso o vazamento ou infiltração venha da tubulação vertical a responsabilidade é do condomínio. Já o teto e piso é responsabilidade de cada morador.
Vale lembrar que a área externa das varandas e sacadas também é responsabilidade única do condomínio.
3° caso: Coberturas dos prédios (áreas comuns)
São de responsabilidade do condomínio, pois são áreas de uso e propriedade comum, exceto quando são áreas privativas ou apartamentos de cobertura.
4° caso: Fachada de prédios e condomínios
Esses reparos são exclusivamente do condomínio, porém, alguns preferem sempre adiar este gasto, mas a partir do momento em que a umidade invade os apartamentos, o condomínio também é responsável por esses reparos. Sendo assim, é aconselhável que o condomínio cuide sempre do patrimônio.
5° caso: Rede de gás
As instalações de gás são tubos diferentes dos de água ou esgoto, todos individualizados, assim, cada um servindo uma unidade. O trecho de tubulação a partir do medidor é de responsabilidade do apartamento ou casa.
Em resumo os moradores só devem se preocupar com os vazamentos do próprio apartamento e do vizinho, caso seu vazamento ou infiltração chegue até ele, já os outros problemas pertencem aos condomínios.
Depois de esclarecer quem é o real responsável para cada caso, o conflito pode ser deixado de lado, nada que uma boa conversa não resolva os conflitos causados pelos vazamentos e infiltrações. ;)
Qual a sua dúvida? Pergunte nos comentários, que responderei o mais rápido possível!