Quem é o responsável (paga) por vazamentos em apartamentos?

Tranquilidade e segurança são as duas principais características que levam as pessoas optarem por condomínios ou apartamentos, mas quando se trata de vazamento e infiltração a palavra tranquilidade não é a mais adequada, pois é um dos assuntos mais polêmicos entre os moradores e o condomínio. Quem é o responsável (paga) por vazamentos em apartamentos?

O conflito em questão é quem será o responsável pelos reparos. Nós sabemos que a responsabilidade é jogada de um lado para o outro, por isso, vou explicar nesse artigo de quem é a responsabilidade.

Afinal, quem é o responsável pelos reparos?

Cada área e caso em questão tem um responsável pelos gastos, e para ter certeza de quem é o responsável é necessário descobrir de onde realmente vem o vazamento ou infiltração.

Por isso, separei os cinco casos mais comuns para falar sobre quem deve arcar com as despesas do reparo.

1° caso: Vazamento entre os apartamentos

Envolve mais de um morador no meio da discussão. Mas as regras são bem claras:

A rede vertical é responsável em levar a água e coletar esgoto para todos ou de todos os andares, isto é, de uso comum, portanto, a responsabilidade é do condomínio.

A rede horizontal são os canos que servem as unidades, ou seja, os responsáveis pelos reparos são os donos de cada apartamento. Mas, se o vazamento vem do andar de cima, o responsável é de onde vem o vazamento, neste caso, o morador de cima é quem deve pagar os reparos do apartamento de baixo.

2° caso: Varandas e sacadas são divididas da seguinte forma:

casa-alagada

Caso o vazamento ou infiltração venha da tubulação vertical a responsabilidade é do condomínio. Já o teto e piso é responsabilidade de cada morador.

Vale lembrar que a área externa das varandas e sacadas também é responsabilidade única do condomínio.

3° caso: Coberturas dos prédios (áreas comuns)

São de responsabilidade do condomínio, pois são áreas de uso e propriedade comum, exceto quando são áreas privativas ou apartamentos de cobertura.

4° caso: Fachada de prédios e condomínios

Esses reparos são exclusivamente do condomínio, porém, alguns preferem sempre adiar este gasto, mas a partir do momento em que a umidade invade os apartamentos, o condomínio também é responsável por esses reparos. Sendo assim, é aconselhável que o condomínio cuide sempre do patrimônio.

5° caso: Rede de gás

tubulacao-de-gas

As instalações de gás são tubos diferentes dos de água ou esgoto, todos individualizados, assim, cada um servindo uma unidade. O trecho de tubulação a partir do medidor é de responsabilidade do apartamento ou casa.

Em resumo os moradores só devem se preocupar com os vazamentos do próprio apartamento e do vizinho, caso seu vazamento ou infiltração chegue até ele, já os outros problemas pertencem aos condomínios.

Depois de esclarecer quem é o real responsável para cada caso, o conflito pode ser deixado de lado, nada que uma boa conversa não resolva os conflitos causados pelos vazamentos e infiltrações. ;)

Qual a sua dúvida? Pergunte nos comentários, que responderei o mais rápido possível!


COMPARTILHE ESTE ARTIGO

DEIXE UM COMENTÁRIO!

VOCÊ TAMBÉM PODERA GOSTAR DE:

Imagem destacada para postagem

#Blog 17.05.15

Conheça o novo site da Leak

Essa é a primeira vez que a marca anuncia no evento desde que entrou oficialmente no mercado americano, em 2010.

CONTINUE LENDO

Imagem destacada para postagem

#Blog #Vazamento de água em residências 10.12.15

Verificando focos de mofo antes de comprar uma residência

Os focos de mofo no interior de uma residência ou apartamento significam sinais de umidade. Esta umidade pode ser decorrente de vazamentos...

CONTINUE LENDO

RUA JOSÉ IÓRIO, 04 - SOUSAS

CEP: 13105-218 | Campinas - SP

FONE: (19) 3258.2447

Leak Inspection

ORÇAMENTO

Fale com nossa equipe e resolva de forma eficaz os problemas com vazamentos na indústria, condomínios, comércios e residências.