O que fazer para não desperdiçar água

Todo mundo já está mobilizado e pensando em como economizar água no dia a dia em casa. Por isso, selecionamos algumas dicas elaboradas pelo Instituto Akatu para evitar o desperdício e incentivar a mudança de hábitos. O que fazer para não desperdiçar água.

Certifique-se de que o registro foi bem fechado e ensine isso às crianças

Um dos maiores símbolos do desperdício de água é aquela torneira que passa horas pingando sem que ninguém se dê conta. Esse pinga-pinga pode representar, ao longo de um ano, um gasto de 16 mil litros e custar cerca de R$ 1.200,00 na conta de água! Então, é melhor ter certeza de que o registro foi fechado, bem como orientar as crianças a agirem da mesma forma. Se você tiver esse cuidado e ainda assim o pinga-pinga continuar, o ideal é chamar um especialista para consertar a torneira ou verificar se não existe algum vazamento na sua casa.

Direcione o cano de despejo da água para um balde e reaproveite a água

É possível reaproveitar a água que sai da máquina de lavar roupa: basta direcionar o cano de despejo para um balde. A água desse recipiente, que já tem um pouco de sabão, pode ser usada na descarga dos vasos sanitários ou para lavar o quintal, por exemplo. Saiba também que o reaproveitamento da água da lavadora de 5 kg gera uma economia suficiente para reduzir em 5% o consumo mensal de água de uma casa.

Use o regador em vez da mangueira para molhar as plantas

Um jardim vistoso e florido precisa de cuidados constantes, mas isso pode ser feito sem que haja desperdício de água. Se você trocar 5 minutos de rega com a mangueira e usar quatro vezes um regador, em um ano é possível economizar água suficiente para tomar um banho diário de chuveiro por 5 minutos durante 6 meses.

Na hora da louça: encha a pia, ensaboe tudo e só depois abra a torneira para enxaguar

Deixar a torneira da cozinha aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Por isso, na hora de lavar a louça, o melhor é encher a pia de água e ensaboar todos os utensílios sujos, enxaguando-os em seguida de uma vez só. Além disso, deixar pratos, talheres e panelas de molho antes de lavá-los é uma dica de ouro. Esse procedimento reduz o esforço na hora de limpar e, consequentemente, a necessidade de mais água corrente no momento da lavagem. Se a sujeira já estiver endurecida e com aspecto grosso, recorra à água quente.

Em casa ou no trabalho, cada um deve ter o seu copo para beber água

Sabia que, depois de beber um copo de água, são necessários pelo menos outros dois para lavá-lo? Assim, se você passa bastante tempo em casa ou no trabalho, use um único copo ao longo do dia. Outra opção é utilizar uma garrafinha térmica ou uma caneca. Independentemente da sua escolha, o importante é ter consciência de que usar vários copos para tomar água durante o dia não faz muito sentido.

As informações foram extraídas do site www.aguapedeagua.org.br.


COMPARTILHE ESTE ARTIGO

DEIXE UM COMENTÁRIO!

VOCÊ TAMBÉM PODERA GOSTAR DE:

Imagem destacada para postagem

#Blog 05.04.16

Leak no combate a Dengue, Zika e Chikungunya

Leak no combate a Dengue, Zika e Chikungunya. Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua cidade...

CONTINUE LENDO

Imagem destacada para postagem

#Blog #Vazamento de água em residências 10.12.15

Verificando focos de mofo antes de comprar uma residência

Os focos de mofo no interior de uma residência ou apartamento significam sinais de umidade. Esta umidade pode ser decorrente de vazamentos...

CONTINUE LENDO

RUA JOSÉ IÓRIO, 04 - SOUSAS

CEP: 13105-218 | Campinas - SP

FONE: (19) 3258.2447

Leak Inspection

ORÇAMENTO

Fale com nossa equipe e resolva de forma eficaz os problemas com vazamentos na indústria, condomínios, comércios e residências.