Alunos da Fatec Indaiatuba desenvolvem aplicativo para detecção imediata de vazamentos

Por Jair Italiani

Alunos do curso de Tecnologia da Informação desenvolveram durante um concurso denominado Hackathon, uma maratona de 24 horas, um aplicativo para a detecção imediata de vazamento da água. O grupo vencedor foi formado pelos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Bruno Henrique Dantas, Felipe Duarte Domingues, Mateus Vieira Barboza Fontes e Felipe Barbosa Dominguesche.
Esse sistema desenvolvido gerencia o fluxo de vazão da água de um registro e gera informações ao usuário como dados estatísticos e o valor da conta em tempo real. O trabalho conquistou o primeiro lugar na disputa cujo tema era Tecnologia a serviço da Água.
Natanael dos Santos, uma das pessoas que estava acompanhando a apresentação dos trabalhos, e que também é sindico no condomínio onde mora, disse que essa é uma alternativa muito interessante pois em muitos condomínios onde o hidrômetro é coletivo, o condômino não se preocupa em resolver rapidamente os problemas de vazamento de água, gerando um grande problema para o síndico. Ainda segundo Santos, “os vazamentos pesam no bolso dos condôminos e só se descobre que algo está errado quando a conta é astronômica”
Com esse aplicativo será possível acompanhar o fluxo em tempo real permitindo ao gestor tomar medidas mais rápidas e evitar o desperdício.

1-lugar

O empresário Diego Altheman com os alunos Felipe Domingues, Felipe Dominguesche,

Mateus Fontes, Bruno Dantas e o professor Dr. Sérgio Furgeri, coordenador do curso de ADS

na entrega do troféu aos vencedores.

 

Para o CEO da Leak Inpection Victor Bombana, o desenvolvimento de um aplicativo dessa natureza não só ajuda o condomínio ou mesmo residência com hidrômetros individuais e as industrias a economizar dinheiro como também o meio ambiente, já que pode alertar o responsável que há um consumo elevado e isso pode ser um sinal de vazamento. De posse desses dados, fica mais fácil acionar uma equipe de detecção como a nossa para em poucas horas resolver o problema sem sujeira e quebra-quebra desnecessário, de forma assertiva, rápida e economicamente viável.
O aplicativo funciona através de um sensor inserido na entrada de água que envia informações a uma plataforma que pode ser acessada pela internet ou celular, demonstrando o seu histórico de consumo diário ou mensal, mostrando gráficos e apontando medidas para economizar no consumo.
A banca avaliadora foi composta por Diego Altheman dos Santos, proprietário da empresa ADTSys, Sérgio Eduardo Gatolini e Reverton José de Paula, funcionários da prefeitura de Indaiatuba, e Fabio Rosato gerente de consultoria da Sensedia. Os principais aspectos avaliados nos projetos foram: Inovação, criatividade, viabilidade técnica e financeira, que tenha aplicabilidade, benefício social, apresentação do protótipo e aderência ao tema.

 

Jair Italiani é jornalista e especialista em conteúdo para Marketing Digital.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

DEIXE UM COMENTÁRIO!

VOCÊ TAMBÉM PODERA GOSTAR DE:

Imagem destacada para postagem

#Blog 10.12.15

Obstruções pós-obra

Onde começa e onde termina os transtornos de uma obra?

CONTINUE LENDO

Imagem destacada para postagem

#Blog 04.02.16

Sua piscina tem vazamento ou a água está evaporando?

Verão chagou e é hora de aproveitar a piscina. Um problema frequente de piscinas com certa idade é a perda de água....

CONTINUE LENDO

RUA JOSÉ IÓRIO, 04 - SOUSAS

CEP: 13105-218 | Campinas - SP

FONE: (19) 3258.2447

Leak Inspection

ORÇAMENTO

Fale com nossa equipe e resolva de forma eficaz os problemas com vazamentos na indústria, condomínios, comércios e residências.